(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

O misterioso caso da caneta lilás

    Há uns tempos, numa loja onde frequentemente faço compras, vi uma caneta lilás, um tanto ou quanto pirosa,  que me chamou a atenção. Trouxe-a comigo. Dava gosto escrever com aquele objecto que parecia saído de um teledisco do início dos anos oitenta, mas pouco a usei… Da primeira vez que a minha mãe lhe pôs a vista em cima também ficou magnetizada pela sua cor e brilho. Insisti para que ficasse com o ela o que, relutantemente, aceitou pois não me queria ver privada de tão original artefacto. Expliquei-lhe que me daria imenso prazer que aceitasse e assim ficámos.
   Quando voltei à tal loja comprei outra que me foi “gabada”, logo no dia seguinte,  por uma outra mulher que muito admiro. – Olha que gira! A Pacha ia adorar esta caneta! – Disse a Sveta sem saber ainda que a levaria para a oferecer à filha nessa mesma noite.
  - Quando for à loja logo compro outra- Pensei enquanto saboreava de novo o imenso prazer de partilhar coisas belas.
  E assim foi. Voltei à loja e comprei outra… e outra e outra… Porque de cada vez que a trazia e usava, havia sempre alguém a dizer – Olha… que bonita…-
  Não sei a quantas pessoas já dei a bendita caneta lilás que tanto gosto me dá oferecer. E percebo que é nas dádivas mais inesperadas e insignificantes que as maiores ofertas se desembrulham… Entendo que este pequeno prazer de partilha é tão íntimo e repleto de significado como o pode ser um sorriso aberto ou um olhar sustentado.
  Fui ontem à tal loja. Desta vez, à cautela, trouxe meia dúzia, para que o prazer não se me acabe depressa!
  Mas agora me lembro… A primeira vez que tomei posse da misteriosa caneta lilás, o caixa já tinha fechado a minha conta e… ofereceu-ma!
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário