(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

6.6.12

A magia da citação




    Ele comentou  aquela crónica ( sou sincera: já não faço ideia qual ) repetindo as minhas palavras e redobrando-lhes, assim,  o sentido.  Respondi-lhe que ficava com um sentimento estranho ao “ouvir” as minhas palavras “ditas” por outras “bocas”; como se as frases deixassem de ser minhas e ganhassem uma força renovada e uma veracidade incontestável.
- Não sabia, Ana? É poder mágico da citação! – Respondeu-me.
  Sorri com a generosa oferta que o Vítor me acabara de dar e guardei-a como se guardam as jóias.
  Volta e meia repetem-me as frases. E eu, feliz com o mágico efeito da citação, leio-as como se não as tivesse escrito. Faz-me lembrar aquela sensação parva que temos,  que o que é nosso não presta e o que vem dos outros é que é bom, sabem? 
   Bem, mas voltando aos carris do que vos queria dizer,  ontem repetiram-me esta frase: “Existem dois grandes dias na vida de todos nós… o dia em que nascemos e o dia em que descobrimos porquê.”   Vi-me forçada a puxar pelos cordelinhos da memória, mas lembrei-me que sim, que tinha sido eu a escrevê-la. E, ao mesmo tempo que sentia uma vez mais o poder mágico da citação, percebi que há outro poder muito mais mágico: o de fomentar nos outros a inquietação de pensar e sentir!
Ana Amorim Dias
P. S – Obrigada Vítor. Obrigada Patrícia.