(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

NÃO!

Tenho um amigo, médico, que certo dia me comentava, queixoso, sobre todas a cedências que tinha que fazer na vida. A propósito de tudo e de nada, por hábito e para agradar aos outros, o Zé estava constantemente a dizer “sim” quando o que queria era dizer “não”.
- “ Sabes que dizer sim contrariado é dizeres não a ti mesmo, não sabes?” – Perguntei, disposta a motivá-lo a mudar.
- “ Sei, mas o que queres que faça? Não consigo dizer não!”
- “Claro que consegues! Vou fazer-te um desafio: durante umas semanas vais dizer um “não” por semana…. Depois passas a dois… e vais ver como aprendes… ” – Disse-lhe eu, com a minha convicção de quem sempre soube dizer “ não” quando o “sim” não é sentido.
Uma  semana depois  o Zé apareceu, satisfeito e orgulhoso. Parecia mais alegre e leve, um pouco mais dado a si mesmo… : - “ Ana!!!” – Disse –me assim que me viu, - “ Consegui dizer um “não”! …. Custou bastante a sair, mas fez-me tão bem!!”
Claro! Porque às vezes o sim é não e o não é sim…..
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário