(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

7.5.12

Proporções de Sol e Lua


   Ontem, enquanto olhava para a Lua e lhe admirava a etérea beleza, tentei perceber se sou uma pessoa mais virada para a Lua ou mais virada para o Sol. Deixei-me estar na varanda, naquele embalo de noite serena, a ouvir os sons tardios do campo. Inspirei o ar puro e admirei as ténues nuvens que iam brincando com aquela bola branca e luminosa que tantos sonhos incendeia.
  E continuei a tentar perceber: “ Afinal, sou mais de Sol ou de Lua?” Lembrei-me da canção do Rui (Veloso) em que ele canta sobre o lado lunar das pessoas. Cantarolei-a  um pouco. Lua ou Sol? Sol ou Lua?
  Cheguei à conclusão de uns cordiais 50/50. Tomos somos Sol e Lua. Todos somos noite e dia; perfeição e imperfeição; tristeza e alegria; romance e real.  Todos nos encantamos com a noite e exultamos o dia. Tudo faz parte do devir ritmado da nossa existência. Tudo faz parte de nós e da raíz do nosso encanto.
   Mas foi esta manhã, quando o Sol me acordou com os beijos dos seus alaranjados raios, que a resposta me chegou, tão quente e envolvente como ele mesmo. Sou cem por cento Sol e sou cem por cento Lua. Sou cem por cento qualquer que seja o contexto ou momento que me envolve e emociona.
Ana Amorim Dias