(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

10.2.12

Quando tudo está frio e seco



- As plantas estão a começar a morrer… - Disse ele com  tristeza.
- Claro… - Respondi. – Em vez de calor e humidade só têm frio e séca….
- Realmente…. É o oposto do que precisam para florescer…
   Há uns dias não pensei muito no caso, mas hoje, enquanto levava os miúdos à escola ( e o João me perguntava quantas barras de ouro são precisas para comprar um Ferrari…)  ocorreu-me que talvez as pessoas sejam um pouco como as plantas. 
Num ambiente humano que seja frio e seco começa-se a definhar e fica-se também frio e seco. Talvez seja por isso que há pessoas frias e secas. Mas qual é o contrário de pessoas frias e secas? Pessoas quentes e húmidas? Não me parece pois a imagem que prontamente nos surge é a de alguém esbaforido, suado e malcheiroso …
    O contrário de pessoas frias e secas, quanto a mim, são seres afetuosamente quentes e carinhosamente dados. O contrário de pessoas frias e secas são seres que, mesmo em contextos humanos frios e secos, conseguem trazer ao ambiente o seu caloroso modo de ser, fazendo com que a atmosfera mude; fazendo com que quem está ou é frio e seco  comece a florescer com carinho.  E todos nós podemos ser essas pessoas que, como golfadas de tempo tropical, transformamos o nosso entorno e a temperatura emocional de quem nos rodeia.
Ana Dias