(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

O bom e o mau

Há tantos actos hediondos no Mundo… actos perpetrados por pessoas insuspeitas;  por pessoas como nós que, por algum estranho motivo, agem mal, causando sofrimento e dor aos seus pares.  Não vou enumerar esses actos. São demasiados e de tantos tipos diferentes que ninguém teria paciência ( nem estômago ) para os ler.  Gostava  apenas de deixar algumas reflexões…
Creio que em todos nós existe o bem e o mal. Ambos são partes integrantes de cada Homem. Ambos são potenciais ferramentas a determinar as nossas escolhas e comportamentos. Porque será então que existem casos extremos de bondade perseverante e abnegada que domina vidas inteiras ( veja-se a magnífica Madre Teresa de Calcutá, por exemplo ) e outros casos de existências marcadas e dominadas por sequências ininterruptas de violência e maldade? Serão os bons absolutamente bons ou saberão controlar e suprimir a maldade que em si existe? Serão os maus inteiramente maus ou não saberão usar as ferramentas da bondade por nunca a terem vivido?
Serão, o bem e o mal, características intrinsecas e hereditárias ou resultado de vivências que marcam cada um de nós?
As respostas a estas questões talvez nem sejam tão importantes como a simples ideia de que a bondade e o bem podem ser trabalhados e desenvolvidos em cada um de nós e, ao empenharmo-nos em tal plano, talvez a energia do bem comece a invadir o Mundo num efeito dominó….
Tentamos?....
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário