(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

6.11.12

Nas barbas do Pai Natal




    Abri o mail da editora da revista. Dizia que a edição de Dezembro  não iria fugir ao clichê do Natal  e acrescentava que a abordagem do tema se deveria inclinar para o  reinventar da tradição.   
   Esfreguei as mãos de contentamento. Se durante o calor  a minha loucura é o mar, no Inverno tudo me  gira em torno da chegada do Pai Natal.  É como se a estação fria fosse um crescendo de excitação e expectativa até à madrugada de  25 de Dezembro e, depois disso, tudo se reduzisse a uma longa espera pelo regresso do calor e dos banhos de mar.  
   Mas voltemos ao tema de reinventar o Natal, algo que, com a atual crise, é de uma simplicidade gritante. Em vez de oferecer prendas a todas as pessoas que fazem parte das nossas vidas, podemos limitar-nos às crianças. Em vez de coisas caríssimas, podemos optar pelas criadas por nós ou por quem esteja a aproveitar a ocasião para revelar talentos esquecidos. Também podemos trocar os enfeites antigos com amigos ou familiares para não se comprarem novos; trocar o bacalhau por latas de atum e o bolo rei por pão de ló,  mas vou deixar estes detalhes para os meus colegas cronistas e falar agora do que realmente importa!
    A maneira mais incrível de reinventar o Natal não é para todos. Só quem tem um coração enorme, especial e de uma infantil inocência  pode ser capaz de abraçar esta encantadora aventura…. de acreditar no Pai Natal.  É isso mesmo, leram bem! Acreditar no Pai Natal é preciso.  Se formos capazes de nos entusiasmar com a sua chegada, conseguimos ouvir as suas gargalhadas,  os guizos das renas  e  o trenó a travar.  E só com o uso pleno desta capacidade  é que a tradição se reinventa e  a magia do Natal se volta a viver. Não se esqueçam que andamos há tempo demais armados em espertos , a não  conseguir vê-lo, mesmo nas barbas dele, e isto,  além de nos diminuir, faz de nós malcriadões.
   Por esta altura consigo ouvir os pensamentos de alguns de vós a ponderar que eu devia procurar ajuda psiquiátrica,  mas não se preocupem pois o Natal está quase aí …. e com ele os milagres que acontecem…. mesmo nas barbas do Pai Natal!
Ana Amorim Dias