(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

13.1.13

Os homens precisam de proteção

Os homens precisam de proteção

Se houvesse um medidor de sensibilidades quem é que ficaria no topo da lista? Se se fizessem estudos gerais, cientificamente comprovados, seriam os homens ou as mulheres a ser considerados os mais sensíveis?
Sobre essas eventuais conclusões apenas me posso permitir divagar, já que desconheço a existência de tais estudos. No entanto a análise empírica que os anos e a atenção ao comportamento humano me têm revelado é que os homens são tão sensíveis como as mulheres, senão mais.
Os homens também se emocionam, entristecem, desesperam e caem por dentro. Os homens também têm inseguranças, conflitos interiores, dores escondidas, traumas, medos. Os homens também sentem falta do "amo-te", do "não te preocupes", do "eu protejo-te" e, sobretudo, do "chora, não faz mal chorar".
Esperamos que os nossos maridos, namorados, pais, filhos, irmãos e amigos sejam fortes. Esperamos que estejam sempre bem, sorridentes, protetores. Esperamos não ter que lidar com as suas sensibilidades, fraquezas e lágrimas, porque esses atributos era suposto serem direitos só nossos.
Os homens são privados pela natureza do super poder de parir, e são castrados pela sociedade do seu direito à sensibilidade e suas manifestações. Eles têm o azar de não poder chorar, ter ataques histéricos e esconder-se depois atrás de tensões pré menstruais. Quanto à privação que a natureza lhes trouxe, nada há a fazer. Mas o direito à sensibilidade tem que ser por eles resgatado, de preferência com o nosso incentivo e, claro, sob a nossa proteção.

Ana Amorim Dias

Equilíbrio

Equilíbrio

Once upon a time, há muitos, muitos anos...
Tinha eu acabado de tirar a carta e tive que levar o carro sozinha numa curta viagem. Na noite anterior custou-me a adormecer. Imaginei uma e outra vez os pontos do percurso em que teria de parar em subidas. Tentei prever como faria algo que ainda não dominava: o ponto de embraiagem.

O ponto perfeito de um corpo está no exato meio caminho: nem gordo nem magro.
A elegância situa-se no ponto preciso que concilia a sensualidade com o recato.
E os homens querem-se extremamente sensíveis... na sua masculinidade, enquanto as mulheres devem ser divinas, mas sem a postura de divas.
As pessoas mais atraentes sabem estar a meio caminho entre a sensatez e a loucura; entre a inteligência e a inocência.
As pessoas mais sábias conseguem ter uma maturidade infantil, uma seriedade humorada e uma divindade animal.
Queremos partilhar a vida com quem seja generoso, mas não ganancioso; com quem nos ame apaixonadamente mas sem nos querer possuir; com quem seja atento mas não controlador; seguro mas não detentor de excessos de confiança.
Somos mais felizes ao ser sensíveis sem ser piegas; humildes, mas grandiosos; atentos mas distraídos e fortes nas nossas fraquezas.

Domino o ponto de embraiagem há quase duas décadas, como o domina bem quem muito guia e gosta de o fazer. É ao conduzir-me pela vida que vejo que as coisas não são assim tão simples. O equilíbrio é uma conquista constante, diária, sofrida, feita no esforço de aprender a manter-me no ponto certo entre dois extremos.
Sim, acredito mesmo que equilibrado é quem domina o ponto de embraiagem da vida!

Ana Amorim Dias