(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

21.5.12

E o Mundo a encolher



 
 Acho que o Mundo está a encolher. Não estou a falar do tamanho, claro, até porque o pouco saber que tenho sobre essa área do conhecimento, apenas me vem de ténues lembranças estudantis e dos programas que vejo nos canais de ciências.  Mas continuo a achar que o Mundo está a encolher. O crescimento de todos os meios de comunicação, o desenvolvimento de novas tecnologias e a utilização crescente dessa coisa fantantástica a que chamamos internet, fazem com que o mundo encolha.
   Há muitos que proclamam os efeitos nefastos da globalização do conhecimento e do contacto virtual entre pessoas que nunca se viram e provavelmente nunca se verão. Muitas pessoas apontam esta explosão incontrolável de redes sociais, profissionais e afins como um dos primeiros sinais do armaguedão da civilização tal como a conhecemos, mas será que têm razão?  Não me parece. Na minha humilde opinião, quanto mais o conhecimento se puder espalhar pelo máximo de milhões possível, melhor. Quanto mais as pessoas de um continente, cultura, religião, formação ou convicção, conhecerem pessoas de outros continentes, culturas, religiões, formações ou convicções, melhor para a humanidade! Tenho esta estranha ideia de que quanto mais perto estivermos uns dos outros, mesmo que só virtualmente, mais temos a ganhar com isso; mais temos a aprender uns com os outros, a enternecer-nos mútuamente e a aceitar as diferenças.
  Saber que posso “falar” a qualquer hora com essa riqueza infinita que é todo e qualquer ser humano e  saber que o posso fazer à velocidade das teclas e para qualquer canto do Mundo, faz-me sentir que estou a viver numa das épocas mais propícias para o desenvolvimentos de cada pessoa enquanto indivíduo e enquanto parte do Ser fabuloso que é a Humanidade…
  E, enquanto percebo isto, está o mundo a encolher!
Ana Amorim Dias