(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

8.8.12

Enxertada de princesa




    O almoço decorreu tranquilo. Uma mãe a comer já fora de horas com as duas filhas ainda ensonadas. Depois do café,  que finalmente nos despertou, passamos para o escritório.   Estiquei-me no sofá, pernas em cima da mana e com  direito a festinhas.   A nossa mãe, sorridente na cadeira presidencial da secretária, ouvia-nos  a tresloucada conversa.
   Entre gargalhadas e gozos com a delicadeza distinta da nossa mãe, virei-me para a minha irmã  e soltei, sem pensar,  mais  uma  das minhas pérolas: -  Tu não vês que ela é enxertada de princesa? –
   Fez-se um breve silêncio, logo interrompido pela minha própria gargalhada a que se juntaram as delas.
   Um pouco mais tarde, enquanto fazia a via do Infante de regresso a casa, comecei a escrever mentalmente esta crónica. E quanto mais a “escrevia”, mais percebia a verdade naquela tão espontânea frase. A minha mãe é realmente enxertada de princesa. Desconfio que,  ao nascer,  várias fadas se juntaram para a abençoar com esse enxerto de todas as distintas qualidades que tem. Nem encontro, aliás, outra justificação plausível para o seu jeito de ser tão leve e de real porte.
   O pensamento continuou o seu caminho, muito mais veloz que o carro.  – E a minha irmã é enxertada da poesia etérea própria de quem vem das estrelas! – Decidi, sem qualquer dúvida. 
- E tu, Ana? És enxertada de quê? – Perguntei-me,  enquanto o asfalto cinzento ia deslizando por mim.  – Ora! Sou enxertada de um mau génio muito impetuoso, revolucionário e criativo! –  Perante tão genuína resposta, sorri para o horizonte azul que me devolve sempre à liberdade e pensei no bem que o almoço de hoje me fez. Fui para lá a dormir e voltei bem acordada. Num sentido muito lato, claro.  
   Agora, devido à vontade que me ficou,  só me resta  perguntar à Mãe princesa e à Mana poetisa das estrelas se lhes apetece uma breve fuga  para qualquer lado… só as três.
Ana Amorim Dias