(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

19.10.11

A teoria da evolução das espécies


   Há duas noites, depois de vermos um programa no Discovery science, expliquei um pouco melhor ao Tomás a razão da importância das Galápagos na formação da teoria de Darwin. Expliquei-lhe que foi o facto de,  nesse habitat confinado, certas espécies terem evoluído de forma distinta dos seus “irmãos” continentais, que conferiu as Darwin as certezas e fundamentos idóneos  ( que ainda hoje perduram como corretos) para a teoria da evolução das espécies….
  E, como adoro “colagens” e analogias, depressa se me formou a ideia de que todos nós, humanos, vivemos nas nossas Galápagos individuais…
- “ Estás tão diferente… Já não és a mesma pessoa que conheci…” – Eu já ouvi isto. Vocês também.
E o porquê é simples. Além dos genes e das características intrinsecamente permanentes, somos, como qualquer outra espécie, animais que se adaptam ao meio em que vivem…
Sim, estou diferente, evolui, adaptei-me. Nas ilhas Galápagos das minhas circunstâncias de vida, tive que me tornar mais fria e arrefecer o meu sangue para enfrentar as temperaturas adversas dos dissabores; as garras cresceram e tornaram-se mais letais para poder impôr-me perante adversários perigosos; revesti-me de uma carapaça mais forte e protectora que agora me impede de sentir coisas que outrora sentia; agora sou mais rápida, astuta e inteligente, pois só assim garanto a minha felicidade e supremacia nestas Galápagos em que vivo. Podem dizer que já não me reconhecem em mim, mas pouco me importa: sobrevivi, tornei-me mais forte e mais feliz. Descobri qualidades e capacidades que não sabia ter e desenvolvi-as, sempre com sentimentos bons a percorrerem-me os músculos, o pêlo e as garras…
Vocês talvez tenham evoluído de forma diferente. É natural que assim seja, porque cada habitat humano é único. Mas a vossa mudança também se deu com um único objectivo: subsistir, não perecer… sobreviver a todo o custo. Porque quem não se adapta…extingue-se!
Verifiquem apenas, quando vos disserem que estão diferentes, se aproveitaram a evolução e melhoraram com ela!
Ana Dias