(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

Solidão e boa companhia

Sou suspeita para falar de solidão… Valorizo, necessito e prezo cada momento a que, embora os outros chamem solidão, eu chamo paz e plenitude. A solidão não é estar só: é são saber estar com nós mesmos; é não saber as maravilhas que em nós se encerram nem perceber os fabulosos momentos que podemos a todo o momento ter….
Esta manhã “conheci” a Helena Fernandes  no face e, ao ler sobre ela, deparei-me com a sua citação favorita: “ Detesto quem me rouba a solidão sem, em troca, oferecer verdadeiramente companhia”… Imediatamente quis escrever sobre isto, por ser importante saber a diferença e por, tantas vezes, sentir na pele o não poder estar a sós, pela presença de pessoas que não me dão companhia. Sim, eu  procuro a solidão ( dessa boa de que vos falo ), eu busco e anseio por esta companhia perfeita que, cada vez mais, respeito. E, de cada vez que mergulho mais fundo em mim, mais coisas me “ensino” e mais coisas “aprendo”, num estado sereno de plenitude alcançada… E então, quando a vida me obriga a voltar da “solidão” e me presenteia com companhia, é natural que eu exija algo mais que a presença ( não que a mera presença não seja, por vezes, excelente)… É natural que exija boa companhia….
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário