(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

O baile da razão

Mais uma vez as “divagações” com um certo Paulinho, reguila e refinado, me inspiram a algumas palavras sobre um conflito que já vem da raiz dos tempos e, seguramente, se manterá até aos seus mais finos ramos… Razão ou emoção? Devemos funcionar mais com a razão, deixando que sentimentos, paixões e “sentires” tomem o leme da vida ou, pelo contrário, devemos confiar à razão toda a responsabilidade para nos levar o barco a bom porto?
Sempre que há um “ou” fico com a sensação que talvez, com engenho e boa vontade,  ele se possa converter num “e”…  Gosto de explorar todas as possibilidades que suprimam a necessidade de escolha até encontrar uma que me leve ao caminho da compatibilização…
Tem-me sido  transmitida a ideia de que os homens são Razão e as mulheres Emoção… Mas, nos dias que correm, será realmente assim?? Quase todas as minhas amigas são inteligentemente racionais, colocando a emotividade na prateleira quando ela está a atrapalhar… E a maior parte dos homens que conheço têm uma sensibilidade e capacidade de se emocionar com pequenos “ nadas” que me deixam a pensar, com a mão a segurar o queixo: “ Hummmm…. O que é que se passa aqui??”.   Nos meus livros tenho focado algumas vezes a presença da componente tanto masculina como feminina da personalidade em algumas personagens…  creio que o faço por reconhecer em mim ambas as facetas… Gosto de “pegar” no meu lado racional e deixá-lo pensar que manda, quando sei que, na verdade, as emoções é que levam, normalmente, a melhor… mas a realidade, para mim mais absoluta, é que o Eu assiste, de plateia e divertido, a este baile enamorado em que razão e emoção; masculino e feminino, se namoram cá dentro enquanto vão selando compromissos e pactos quase sempre amigáveis…
Por isso, depois da pequena reflexão, o EU percebe que é mais que razão e emoção… mais que masculino e feminino…. O Eu é verdade…
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário