(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

2.3.12

A “caixa”



   Acabei de conseguir perceber porque é que existem tantos jornais desportivos e bom mercado para eles. É que o futebol é realmente empolgante! Sinto-me a contactar com uma nova dimensão da vida!
   Hoje, no dia do Benfica-Porto, vim a descobrir, nas notícias da manhã, que as autoridades policiais não estão muito apreensivas porque o líder dos Super Dragões aceitou que ficassem na “caixa”.
  Super Dragões?? Eu pensava que ia haver um desafio de futebol  mas afinal é uma batalha medieval??  Alguém me explica o que se passa? E quem são os Super Dragões? Pelo nome devem ser para o lado do terrível. E o que é a “caixa”?
   Como continuei a ver o noticiário com uma atenção redobrada, acabei por perceber que a “caixa” é um recinto próprio e isolado para “colocar” os adeptos minoritários e furibundos da equipa visitante.
   Ocorreu-me logo uma ideia brilhante ( o que até é raro acontecer tão cedo ): porque não fazem uma “caixa”,  bem estanque, do tamanho de metade do estádio? Depois, quando as pessoas comprassem o bilhete ou entrassem para o estádio, era só perguntar: “Quer com molho ou em molho?” . Era como quem comprava um cachorro, mas mais eficiente,  porque os pacíficos seres que apenas quisessem ver o jogo,  pediriam:  “ Sem molho, se faz favor ”,  e ficariam fora da “caixa”. Os outros, que já sabiam ao que iam, ficariam na tal “caixa”, mas com  o benefício de se poupar em forças de segurança, completamente desnecessárias.
 Termino  com  duas questões: se as claques querem dar “voz” às suas dores incontidas, porque haverão de ser reprimidos? Afinal, berrar gritos de ordem  por uma equipa e querer liquidar os adeptos da outra é algo tão compreensível quanto saudável… não acham?
Ana Dias