(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

24.4.12

Pintar olhos


  Uma das incontáveis vantagens de se ser mulher é podermos enfeitar-nos. Mesmo os mais metrosexuais homens não se conseguem aproximar da infinidade de adereços, enfeites, pinturas e cores a que o sexo feminino pode recorrer. Das pulseiras, aneis e brincos aos vários formatos e padrões das roupas, sapatos, sandálias e botas, passando pelas pinturas na cara, unhas e cabelo: nós mulheres somos os manequins perfeitos para todas as experiências que a imaginação alcança.
   Muitas de nós mantêm-se fieis a um estilo, outras, mais arrojadas, mudam como camaleões ao longo da vida ou dos humores com que acordam. Há as que nunca se arranjam e as que andam sempre impecáveis. Mas temos o poder de mudar a qualquer hora.
   Já não me lembro desde que idade me pinto. Em três minutos apenas: um risco nos olhos, dois tons de sombra suave e um pouco de rímel, colocados por esta ordem. Base não, para deixar respirar a pele que os bons genes me ofereceram. O batom, muito discreto, há dias em que é usado e outros em que nem sai da bolsa.
  Mas ontem à noitinha, vagueando pelo facebook (!), vejo fotografias com pinturas de olhos feitas na sequência correta: sombras, eyeliner e rímel.  – Ando há tantos anos a fazer mal as coisas?? – Pergunto-me enquanto olho maravilhada para aqueles olhos de arte.  – Amanhã vou experimentar! –
  Se bem o pensei, melhor o fiz. Resultado? O mesmo! Excepto no tempo gasto, que triplicou para nove minutos. Conclusão? Qualquer que seja a idade, devemos estar dispostos a experimentar novos métodos, quanto mais não seja para perceber que o que usamos é melhor.
Ana Dias