(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

3.12.11

Quando o gás acaba


   Conhecem a sensação de quando o gás acaba? Num minuto estamos quentinhos e consolados e no outro estamos enregelados e com os olhos a arder, barradinhos de shampoo e gel de banho. Em duas palavras : é tramado! Mas, com ajuda de algum familiar ou envoltos no roupão de banho, a situação lá se resolve e, com sorte, completamos o banho e voltamos a ficar quentinhos e satisfeitos.
   E conhecem a sensação de quando o gás se acaba em nós? Aqueles dias / momentos / épocas  em que, sem percebermos porquê, parece que a força motriz que nos fazia avançar  se esgotou?  Com o gás que aquece a água, tudo é mais simples. Em muitos casos, como com o gás canalizado,  ele já nem chega a acabar e, mesmo para quem usa botijas, é só ir comprar mais. Mas o nosso gás interior de onde vem?  ( Por favor,  brincar com a fermentação dos alimentos  não vale, ok? Isto é um assunto sério!)  Que fazer quando a apatia se instala?  Parar os motores e aceitar a inércia de braços abertos? Continuar, mas em piloto automático? Ou partir na descoberta do que nos move??
   É que sabem… o esvaziar dos nossos tanques pode ser o momento certo para percebermos que estamos a mover-nos com o combustivel errado….
Ana Dias