(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

14.6.12

A 100%


     Ontem o dia foi mais cheio do que é costume. Longo, cansativo, muito desafiante e repleto de novidades. Em suma: um dia aliciante e motivado.   Fui rodando o meu botão pelos vários modos e interpretando alguns dos muitos papéis que, como toda a gente,  acumulo.
    Ao longo do dia  alternei entre a cronista/escritora; a advogada/intérprete; a R.P. da Quinta do Monte que teve que ir tratar das unhas que não estavam impecáveis; a organizadora de eventos; a decoradora; a amiga que está lá sempre; a dona de casa que fez um belo jantar; de novo a advogada e, claro, a mãe babadona que foi ver o filho/vocalista de banda à festa da escola.   
    Porque é que estou a contar esta lista interminável de coisas? Porque o dia de ontem, entre muitos outros sublimes ensinamentos, trouxe-me um que apreciei em particular:  devemos estar  focados a 100% no que estamos a fazer. Por mais que tenhamos que mudar as vestes profissionais e pessoais ao longo do dia, para interpretar os diferentes papeis, devemos estar a 100% naquilo que estamos a fazer no momento. É que é certinho e direitinho: quando estamos absolutamente empenhados, entusiasmados e concentrados em algo em particular, os dias rendem mil vezes mais; as horas esticam e o rendimento sobe. Já para não falar do prazer que é, deitar a cabeça na almofada e, nos cinco segundos que nos restam de consciência, pensar: “Caneco, pá! Tenho mesmo super-poderes!”
Ana Amorim Dias