(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

9.3.13

Buracos

Buracos

O que será que leva um homem a pegar na sua mota e partir sozinho para uma viagem de volta ao Mundo?
Que estranha força, impulso ou apelo interior atira alguém para tal extremo?
Como se deseja tanto o que é, para tantos, indesejável? Como se concretiza uma quase total impossibilidade?
Muitos podem não entender as razões que movem pessoas assim. Podem até ser indiferentes a um feito tão magnífico, mas isso é quem não ousa voar sequer no espaço aberto dos sonhos.
- Quando for grande quero ser como tu! Mas sem as barbas nem o charuto na boca!-
Ele riu-se, do humilde cume de toda a experiência de vida: - Seul celui qui a emprunte la route connait la profondeur des trous- respondeu. - Só aquele que percorreu o caminho conhece a profundidade dos buracos.-
Éric Lobo, o escritor-fotógrafo-viajante-louco-aventureiro, guarda em si todos os buracos que a circum-navegação do planeta o obrigaram a passar. Buracos nas estradas, nas luvas, nos relacionamentos e na alma. Buracos feitos de paisagens menos belas percorridas com o desconforto extremo da neve, da chuva e de mil e um perigos. Buracos que lhe ficaram no coração ao ter que deixar para trás cada nova amizade conquistada sem esforço. O que não lhe ficou foi o mortal buraco de fugir do desafio.
Sim, decididamente. Quando for grande quero ser como o Éric. Mas sem a barba nem o cubano. Quero sentir nas costas todos os buracos de cada km percorrido. Quero ter as minhas luvas completamente esburacadas de tanto agarrar a vida. Quero o meu coração perfurado pelas setas da entrega dada a cada pessoa que amo. Quero ter uma alma que compreenda o mais profundamente possível a profundidade de cada buraco. Quero.

Ana Amorim Dias

Homens

Homens

Não resisto. Hoje dedico as minhas palavras aos homens. Aos serenos bravos que lidam diariamente com os femininos paradoxos comportamentais. Aos românticos inveterados que, desesperando ou não, vão esperando o seu dia de viver um amor-fusão. Aos Don Juans deste Mundo, que esvoaçam de flor em flor sedentos de erógenos néctares.
Sim, é com firmeza que enalteço os homens filhos, os homens pais, os homens maridos, namorados, amigos, amantes; apaixonados ou não; encantadores ou desencantados; protetores ou protegidos.
A todos confesso a minha admiração pela coragem que vão tentando fazer nascer em si em cada relacionamento, qualquer que ele seja, com o terrível mistério que para eles representamos.
O que pensamos? Como funcionamos? O que sentimos, por eles e por tudo o resto? Que sonhos nos movem? Que medos nos paralisam? O que é que nos ativa a paixão, nos atiça a imaginação e nos fomenta a evolução? Como podem lidar com os nossos velados silêncios, com as nossas oscilações de humor e nuances de sentimentos? Que pactos divinos terão que fazer para nos chegarem algum dia a compreender inteiramente?
Pois. É uma tarefa hercúlea, colossal e assustadora.É por isso, queridos homens, que aqui vos deixo carinhosas palavras de alento. Porque por mais difíceis, assustadoras e incompreensíveis que sejam as mulheres, os seus genes de amor estarão para sempre direcionados para a missão de vos amar e cuidar.

Ana Amorim Dias