(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

20.10.12

Homens-peixe




   Gozo, a segunda ilha de Malta, tem um recanto chamado Azure Window   que ontem tive a oportunidade de conhecer.  
   Prevenida com o sempre presente bikini, não me neguei a explorar  a escorregadia e irregular entrada de mar que a foto ilustra.  Mas o verdadeiro interesse deste pequeno episódio  deu-se depois de tirada a foto, quando mergulhei no precipício azul escuro que está mesmo atrás de mim.  Tomar banho num local tão profundo e com água tão translúcida faz uma certa impressão, sobretudo quando começamos a ver grandes quantidades de ar a vir à tona e peixes amarelos enormes a aproximar-se de nós.
   Por momentos o banho perdeu todo o seu encanto… até que percebi que os enormes peixes eram apenas mergulhadores desportivos que começaram a sair do buraco, um por um, sob o meu olhar aliviado.
  Não sei porquê  mas o banho acabou ali. Fiquei com saudades dos “meus” areais divinalmente extensos que roçam o oceano sem grandes sobressaltos. E fiquei a pensar que talvez não seja assim tão aventureira… Ou então foi apenas o gene do gosto pelo que nos é conhecido que resolveu vir à tona como os estupores dos homens-peixe.
Ana Amorim Dias