(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

Limpezas profundas

Nos últimos dias tenho mergulhado, frenética, em arrumações e limpezas… Daquelas que só mesmo uma vontade férrea inicia, após muitas tentativas falhadas. Dia após dia tenho revoltado armários, compartimentos, estantes e gavetas com a compulsão de me desfazer de tudo o que é supérfluo. E fico impressionada com a quantidade de coisas que nós, seres humanos, juntamos ao longo de tão pouco tempo…. E percebo que, às vezes, no menos encontramos mais… Se, na profusão das toneladas de roupa, nada encontro ( nem sei e nem me lembro de muitas coisas que tenho, como decerto vos acontece a vocês…) minimizando-as já vejo tudo e tudo uso…  E rendo-me de novo ao minimalismo, como sempre me acontece de tempos a tempos, na consciência do valor do vazio… Na certeza de que o verdadeiro prazer não está em tudo ter, mas em ter o espaço vazio para voltar a encher!
E penso nos benefícios que me traz também, por vezes, uma limpeza profunda a mim mesma…. Esvaziando todos os salões do meu interior; deixando o “espaço” vazio para me voltar a encher… de aprendizagens e experiências; de partilhas e descobertas; de sentimentos e aspirações… Deixando o espaço vazio que volto a encher de vida e de uma riqueza maior…..
Ana Dias

1 comentário:

  1. Excelente essa forma de encarar as limpezas profundas, em vez de encarar como uma rotina encarar como um momento de reflexão, mudança e oportunidade para recordar e deixar para trás tudo de supérfluo que se vai acumulando nas nossas vidas...

    ResponderEliminar