(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

Resumo da apresentação de “felicidade criativa” no Ignite de Maio de 2011 em Lisboa

  Vou pedir-vos que pensem… usem a vossa memória e recuem até algum momento em que tenham usado a vossa criatividade, independentemente do que tenham feito… Agora tentem lembrar-se exactamente do que sentiram ao accionar e usar essa criatividade… Sentiram vibração, energia, consciência, plenitude?.... Se sentiram alguma destas coisas, então pode dizer-se que sim: usaram a vossa criatividade!
   Mas vamos desfazer um mito: a criatividade não gera apenas obras de arte!! Geralmente, ao pensarmos em criatividade, pensamos automaticamente em músicas, pinturas, esculturas, filmes, etc….  Errado!! A criatividade pode estar em tudo o que fazemos! Absolutamente em tudo… na forma como fazemos um cozinhado, como preparamos uma reunião ou como deitamos  os nossos filhos à noite…. A criatividade depende apenas da forma como fazemos o que quer que estejamos a fazer… Ela pode estar na vida pessoal, na profissional, nas actividades lúdicas e até na inércia, basta que se coloque a nossa essência no que se faz!!
   Agora vou pedir que pensem um pouco mais e tentem encontrar aquela actividade em particular que mais prazer vos dá… porque, como é óbvio, a criatividade é muito mais fácil e produtiva quando estamos a fazer algo que nos dá um real prazer…  Mas, mesmo depois de encontrar a tal actividade especial, há outro problema             que surge: o tempo! Como ter tempo para aquilo que mais nos empolga? Pois bem: sejam engenhosos! Roubem tempo ao tempo e dêm esse tempo a vós mesmos e à vossa criatividade… ficarão assombrados com o prazer acrescido e sólido que daí vão retirar!!
  Quero chamar a atenção para outro ponto: por vezes poderão ter vergonha da vossa obra… por medo da comparação, da crítica ou do julgamento: poderão sentir-se sem vontade de mostrar os frutos da vossa criatividade, mas sabem que mais?? Não é importante!! Se têm guardada, nalguma gaveta, uma canção, um poema, ou uma pintura que não têm coragem de partilhar, não se preocupem: essa vontade pode chegar-vos ou não, mas não é isso o mais importante… O fundamental é que não deixem de usar a vossa criatividade apenas por não se sentirem preparados para a partilhar… Porque a criatividade consiste em mergulharmos no nosso interior, entrar em contacto com a nossa essência e trazer de lá coisas que nem suspeitávamos que lá estivessem…. E que felicidade tão sustentada isso não trás!!
  Partilhando, agora, a minha própria experiência convosco, posso dizer que, apesar das minhas muitas actividades profissionais, não me considero advogada, empresária nem organizadora de eventos…. Não! Eu sou escritora! A minha essência é essa… porque vivo em criatividade e para a criatividade; vivo para esse mergulho fantástico em mim que me leva a trazer do meu interior todos os mundos que em mim habitam, que partilho, depois, com o mundo…
   Comecei a escrever há cerca de ano e meio, num período tão complicado da minha vida que cheguei a temer o pior. Por motivos e problemas muito concretos, sentia-me a enlouquecer de dor… mas sabem que mais?... A criatividade salvou-me!! A criatividade ajudou-me a curar-me e ensinou-me a estar bem… Através da criatividade, que concretizo na escrita, descobri-me a mim, à minha força, às minhas potencialidades e à minha arte… Graças a ela tornei-me mais forte e inteira…
Quando acabei o meu primeiro romance, percebi que já não não ia parar mais: tinha concretizado o sonho de ter um livro publicado mas, muito mais importante que isso: tinha descoberto o elixir secreto da minha felicidade… a criação literária ( em todas as suas formas…)
   Descobri que posso estar feliz e em contacto com a minha essência em qualquer lugar e momento, basta ligar a ficha, acionar a criatividade e começar a escrever!
E a chave reside aqui: quando encontramos a “profissão da nossa alma”, a criatividade e a produtividade andam de mãos dadas e trazem ao colo a felicidade sustentada de que vos falo!
Por isso aqui fica o meu apelo: tentem agir com a criatividade a funcionar… encontrem aquilo que mais prazer vos dá fazer e liguem-se à vossa essência através da criatividade… a felicidade e o sucesso vêm logo atrás!!
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário