(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

11.1.12

Enquanto esperamos por mesa…



- Não sei se conheces um provérbio muito nova-iorquino que diz que a vida acontece enquanto esperamos por mesa – Disse-me ele, ao telefone.
- Esse nunca tinha ouvido, não… - Respondi.
   Gosto de estar atenta a  perspetivas da vida em que nunca pensei. Frases que iluminam os factos com uma luz colorida. É em pequenos momentos, inesperados, que fórmulas mágicas nos assolam. Basta ter algumas  capacidades no “on”: ouvir, estar atento e querer pensar.
  Saber ouvir é uma virtude. Praticar a atenção é um exercício. E pensar… bem, pensar é um desafio a que ninguém devia fugir.
  Mas voltando ao fabuloso cerne  deste tema: a vida acontece mesmo ao minuto! Acontece enquanto esperamos por mesa;  enquanto esperamos pelo próximo combóio que nos possa levar ao vale encantado dos nossos mais selvagens sonhos. A vida acontece na estação, enquanto esperamos pelo alegórico trem do destino.
  Mas estaremos suficientemente atentos para  a ver acontecer? Estaremos despertos para a sentir a fluir? Não nos devemos esquecer que, enquanto esperamos por mesa e a vida acontece, também nos cabe a missão de escrever grandes estórias na página em branco dos dias…
Ana Dias