(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

10.4.12

Excerto de "Zoia"

“ Rafael,
  Muitos anos se passaram desde os tempos em que escreviamos longas cartas um ao outro. Muito tempo passou desde a última vez em que conseguimos comunicar verdadeiramente e transmitir mutuamente  o que nos vai cá por dentro.
  Vou dizer-te coisas que já repeti até à exaustão e talvez te diga outras que ainda nunca fui capaz…
  Mas deixa-me começar pelo princípio: a nossa história foi um conto de fadas. Disso nunca duvides! Fizeste-me completamente feliz durante muito tempo, desde os anos da nossa adolescência, em que conseguimos crescer entrelaçados e unidos, até nos tornarmos adultos capazes e vencedores… Juntos fomos capazes de coisas incríveis: mudamos a realidade do património e tocámos e alterámos muitas das vidas que connosco se foram cruzando. Chegámos a ser o vórtice em torno do qual todos os que fazem parte das nossas vidas giravam. Juntos conquistámos sonhos em que acreditámos e fizemo-lo com uma tal veemência e sucesso que se poderia pensar em capacidades quase mágicas.
  A felicidade tranquila e absoluta que a partilha de vida contigo me trouxe foi algo que quis tomar como seguro até ao fim dos meus dias. Mas sabes, Rafael? No fundo eu sentia que ninguém podia ser assim tão feliz durante toda a vida. Sentia que um dia o filme da minha existência ia ter história para contar…
  Agora penso nos medos intrínsecos que nos acompanham pela vida e começo a entender os seus significados. O pavor que eu tinha de te perder, lembras-te? A fobia infantil e incontrolável de que te desvanecesses no ar…. Muitas vezes, quando viajávamos, se te afastasses de mim um minuto eu entrava em pânico a pensar como seria se nunca mais te voltasse a ver…
   Pois bem, Rafael: ultrapassei o meu mais enraizado medo no dia em que, depois de te saber perdido, te disse interiormente o meu derradeiro adeus.
  Sei que o teu amor por Luz ( e o dela por ti, também), foi algo completamente verdadeiro, e sentido com a plenitude que só existe naqueles raros casos de pessoas abençoadas com a mais grandiosa das graças: o reconhecimento da alma…. Uma ligação tão forte e poderosa jamais poderia não ter sido vivida. Não estava nas vossas mãos evitá-lo. Era algo que estava escrito e destinado a acontecer. E Isto não foi por mim entendido apenas agora; senti-o de forma cristalina no preciso momento em que o sentiram vocês.  E, apesar de na alma sentir a verdade e dos vossos sentimentos e a inevitabilidade da vossa ligação, foi na minha ignorância do ego que tentei desesperadamente lutar contra a mais poderosa força do Universo… A minha sabedoria era então muito incipiente, confesso.
  Por isso, Rafael, pára de te culpar por teres amado. Acaba com qualquer sentimento menos bom que possas ter por Luz; não a vejas nunca como o interveniente que veio causar a morte do passado perfeito porque, mais que isso, ela é e será sempre, um ser superiormente ligado ao teu. Não a vejas nunca como origem do mal por que tens passado. E mais te digo, com todo o carinho: não lamentes a morte do ser perfeito que fomos enquanto casal:… no Mundo tudo perece, desde a mais bela flor ao mais esplendoroso monumento. A perfeição é efémera, bem como a existência… Mas, se a passagem de algo belo pela via da existência deixar a sua marca na memória de quem fica, então a sua existência não terá sido em vão.
  É por isso que não lamento nem o princípio nem o fim da nossa história de amor! Não renego o passado nem o amor que tivemos; pelo contrário, orgulho-me dele e de toda a obra que deixou erigida.
 É por isso, Rafael, que sei também que, onde quer que o futuro nos leve, serás para sempre uma importante parte do meu património interior. Sei que amarei para sempre o teu espírito e a tua alma… Aceita apenas que já não te vejo como o meu homem, o meu marido, o meu porto seguro… Passaste a ser um irmão para toda a eternidade, alguém com quem crescerei sempre e que quero que faça para sempre parte da minha existência.
  A Bianca está sempre a dizer – “ Que Deus tenha piedade dos homens que nos amarem..” e refere-se a todas as “manas” quando o diz. Mas não concordo, não com o sentido com que o faz. Homem que me ame ou tenha amado e, sobretudo, homem que tenha sido amado por mim, já tem a maior benção que a vida pode trazer. Guarda-a bem no teu interior  e aceita a minha partida. Só quando o fizeres em pleno poderá a tua vida começar de novo e novamente seres absolutamente feliz.
  Reitero, e fá-lo-ei eternamente, o perdão a ti e à Luz, dois seres  maravilhosos  cuja presença na minha vida agradecerei para sempre. Reitero o perdão a cada dia, limpando-me completamente de qualquer mal. Aceita-o, Rafael, a Luz já o fez há muito e é por isso que somos cada vez mais unidas e aprendemos cada vez mais uma com a outra.  Aceita o perdão e perdoa-te a ti. Aceita a vida e sê feliz, abraça-a como só tu sabes e vive em pleno a tua lenda pessoal… Tens tanto de bom para dar ao Mundo, jamais o esqueças.
  Talvez te perguntes qual o motivo de não voltar  a viver feliz nos teus braços se a compreensão foi total e o perdão tão absoluto… A verdade é que nada houve para perdoar, Rafael, a não ser a dor do abandono que sofri. A rocha sólida e constante que sempre foste para mim desvaneceu-se em pó ao longo dos largos meses em que te pedi em vão que me abraçasses com alma e me cobrisses a existência com o manto quente da tua plena presença. Em toda a verdade, não foi o amor por Luz que me roubou de ti, foi a tua incapacidade de me dares todo o amor e atenção a que sempre me habituaste…  Meu pobre tolo… Como pudeste pensar que uma mulher como eu se contentaria em ter  menos do que o absoluto? Foi apenas essa a tua falha.
  Ao mesmo tempo, e como querias estar em paz contigo e comigo, presenteaste-me com a liberdade para me entregar a uma amizade pura e doce. A verdade, Rafael, é que me deixaste livre para chorar a sós. Retiraste o teu ombro e aceitaste o do Benedito para acolher as minhas lágrimas. Tomaste-me por garantida e deixaste que outro homem fizesse aquilo que apenas tu deverias ter feito: curar-me. E claro, como todos os laços que se forjam no calor das mais duras batalhas, o laço de amor que selei com ele jamais poderá perecer.
   Talvez algum dia as irónicas partidas da vida transmutem a força titânica dos sentimentos que me prendem a ele, mas nunca, jamais, deixará de fazer também parte da minha história. Começo a aceitar a realidade e todas as suas impossibilidades, mas na certeza de que não é o exterior que nos mata o sentir.
  Por tudo isto te digo, te repito e te relembro que a vida, meu anjo, é o caminho que percorremos na gloriosa busca do reencontro com nós mesmos e nunca com os demais.
 É por tudo isto que espero que não esqueças a fortaleza que existe no teu interior: a única fonte onde verdadeiramente poderás encontrar o derradeiro sentido da tua vida e a secreta fórmula de bem a viveres.
Com todo o amor e carinho,
Carmen.”