(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

Quem tem mais poder...?

Quem terá mais poder? O presidente de um grande país ou um simples pescador? O dono de uma multinacional ou o dono de uma pequena horta?  O imediato pensamento que nos ocorre realça o óbvio: o presidente e o dono da multinacional são, indubitavelmente, os elos mais fortes! São eles que detêm a última palavra em assuntos que podem alterar a vida de tantas vidas; são eles que podem, em segundos, mobilizar meios, mover montanhas, alterar o curso da história….
Mas, olhando com um pouco mais de atenção (e sobretudo alterando um pouco o cristalizado conceito de poder) talvez consigamos ver que o pescador e o dono da pequena horta podem fazer o seu horário e saborear os elementos… Eles podem estar com a família e os amigos da tasca todos os dias, sem salamaleques ou protocolos… Talvez não se desloquem num avião privado nem movam um séquito de centenas de subalternos mas têm, seguramente, a certeza de que quem está ao seu lado está ali por eles e não pelo cargo que ocupam… O pescador e o dono da pequena horta não precisam de comandar o destino de milhares e milhões de pessoas: têm tempo não só para comandar o seu destino como para fazerem exactamente o que querem com o tempo que lhes sobra ao tempo.
Talvez nunca possamos chegar à conclusão que o pescador e o dono da pequena horta são mais poderosos que os outros dois… Mas,  olhando para o conceito de poder à luz de um novo olhar, talvez as contas fiquem um pouco mais equilibradas… porque afinal o que é o poder a não ser, talvez,  a nossa capacidade de auto determinação e bem viver….?
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário