(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

Líder da matilha

    Ontem de manhã, não tendo qualquer domínio sobre o comando da televisão que ( estava dentro do horário em que são os miúdos a escolher o canal) vi um programa em que um “encantador de cães” os treinava e ajudava os donos a saber como lidar com eles.   Meia ensonada, fui vendo o que se ia passando, entre filhos a rebolar por cima de mim e um olho sempre a teimar em fechar.  Mas, a certa altura, o “encantador de cães”, a tentar corrigir a postura do dono do cão, diz-lhe: “ Você é o lider da matilha, tem que lhe mostrar isso mesmo.  E um líder tem que ser calmo e firme, não pode revelar fraqueza!”  .    Concordei em absoluto com aquelas palavras daí não me ter sido difícil memorizá-las instantâneamente.
  Um líder é alguém que é seguido: pelas suas maiores capacidades, instinto e coragem, pela sua sabedoria em escolher o caminho mais seguro e abastado, pela sua habilidade em transmitir aos outros a segurança que sente em si mesmo.  Ninguém segue um líder hesitante e inseguro… ao mínimo sinal de fraqueza, caem por terra todas as premissas que fizeram do líder … um líder!
  Por outro lado costuma dizer-se que o topo é um local solitário: pois bem, o topo talvez seja, mas nem todos os que estão sentados no topo são líderes! Não é a posição que dá o estatuto, é a natureza; ou se é ou não! E um líder não está sozinho. Nunca. Pode ter momentos de retiro, onde se organiza e regenera para voltar, depois, ainda mais apto e consciente para a sua missão; pode ter momentos em que as suas “tropas” confraternizam e se divertem e em que tem que tratar de outros assuntos e pensar noutras coisas… mas um líder verdadeiro nunca se pode sentir só pela simples razão que existem muitas pessoas a adorá-lo, a segui-lo, a confiar-lhe cegamente as suas vidas…
  O líder da matilha não castra os seus seguidores, exalta e exponencia as capacidades de cada um. Um lider da matilha jamais põe a culpa nos outros ou se vitimiza; resolve problemas e descobre novos caminhos…  Um lider de matilha não impõe que o sigam: permite-o!
E vocês? De quantas “matilhas” são líderes?
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário