(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

8.3.12

Mulher Inteira

   Num filme que ontem vi, uma amiga dizia à outra, indecisa entre dois amores : - “Não escolhas o melhor homem. Escolhe aquele que fará de ti uma mulher melhor.“   É disto que o dia de hoje trata.
   O Dia Internacional da Mulher pode não ser a data redutora que a desvaloriza  e pode servir para muito mais que justificar a única saída anual de mulheres submissas.
  Para que serve este dia afinal? E porque será que os homens não têm um? Será por não precisarem de ver os seus interesses e valores defendidos? Ou será apenas que o dia da mulher ( sou uma eterna otimista ) é uma ode e uma forma de honrar a extrema força que todas encerramos por baixo dos picos de humor e da imensa sensibilidade?
   Quanto a vocês não sei, mas opto por encarar este dia, não como o único em que as mulheres podem justificar uma saída sem o “dono”, mas como um dia especial para celebrar as nossas peculiaridades e intrínseca força.  
 É do conhecimento de todos que a Mulher é um “bicho” de sete cabeças. A Mulher é o ser que carrega outras vidas dentro de si; é quem tem uma paleta de mil cores e é capaz de de rir a chorar e chorar a rir. Todas as mulheres são poderosas, mas há muitas ainda que não acionaram o seu poder. E os dias 8 de Março deveriam servir, acima de tudo, para as despertar para o conhecimento de todas as suas potencialidades e hipóteses de escolha. Este é o dia em que mais um ciclo de luta se deveria iniciar, não para terminar daqui a umas horas, mas para deixar efeitos duradores. Este é o dia em que todas as mulheres que já se ligaram à sua fonte de poder deviam assumir o compromisso de ajudar as que ainda não estabeleceram essa ligação .   Mas desengane-se quem veja aqui, nas entrelinhas, a existência de uma guerra de sexos. Homens e mulheres complementam-se mútuamente, mas acreditem quando vos digo que cada homem merece, ao seu lado, uma Mulher Inteira.
Ana Dias