(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

Discórdias…

Tenho andado a matutar, ao longo de todo o dia, numa salutar “discórdia” que ontem nasceu…
Na crónica “Pensamentos”,   escrevi: “ “peguem” nos sentimentos e usem-nos para domesticar os pensamentos!  Podemos controlar cada pensamento que temos, basta colocar os sentimentos na frequência correcta e já está: pensamenPor isso discordo de ti quando dizes que devemos colocar os sentimentos ao serviço de pensamento, mas sim o contrário. os pensamentos é que devem estar ao serviço dos sentimentos que é o impulso primário e reactivo a algo... Daí as pessoas dizerem tos bons!”
    Uma amiga, a Luísa, discordou, opinando que os pensamentos é que devem estar ao serviço dos sentimentos. De certa forma também não deixa de ser verdade: afinal são os pensamentos optimistas e positivos que têm a capacidade de nos fazer sentir bem….  Mas…reparem… entrou um novo elemento nesta equação: já não estou a falar de sentimentos e sim de SENTIR!  Pensamentos bons podem conduzir a sentimentos bons ( continuo a acreditar no inverso, também!) e podem fazer-nos sentir bem… Mas será que meros pensamentos podem mudar sentimentos?? Poderemos deixar de amar alguém pela força do pensamento? Podemos começar a amar outro alguém por tomarmos essa decisão?? Talvez… Não sei… Nunca experimentei… porque por mais que respeite cada pensamento que tenho… há algo superior cá dentro: o cérebro do meu coração, essa nascente divina de divinos sentires e sentimentos… que respeito e sigo sem hesitar… jamais!
  É assim, querida Luísa, que te digo que, da mesma maneira que há quem exerça a sua profissão mais com as mãos ou com os pés ou com o cérebro, também cada um de nós pode escolher como “funciona”: se com os pensamentos a comandar os sentimentos/sentires ou se com os sentimentos sentidos a controlar cada pensamento.
  Uma coisa é, para mim, certa: desde que venha pelo bem, não importa quem manda!! Um beijo querida Luísa!!
Ana Dias Por isso discordo de ti quando dizes que devemos colocar os sentimentos ao serviço de pensamento, mas sim o contrário. os pensamentos é que devem estar ao serviço dos sentimentos que é o impulso primário e reactivo a algo... Daí as pessoas dizerem

Sem comentários:

Enviar um comentário