(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

12.7.12

Homens que pintam o cabelo



   Queridos homens que pintam o cabelo: esta crónica é para vós!  Sim, porque certamente há mais quem queira dizer aquilo que  eu não vou calar.  Mas acontece que o assunto é tão delicado que não devem ter coragem de vos começar sequer a explicar a triste figurinha que fazem!
  Há coisas que têm que ser ditas. E se é aceitável que um homem se depile ou trate das unhas, já o ato de pintar o cabelo, vem desvirtuá-lo por completo.  Querem parecer mais jovens? Muito bem: mudem o estilo de vestir ( fundilhos em baixo aviso já que é exagerado, está bem?); vão para o ginásio; comprem uma mota ou aprendam a surfar. MAS NÃO PINTEM O CABELO!!   Não é  a juventude nem a beleza estereotipada que torna as pessoas atraentes. O que torna um homem sexy e charmoso é a inteligência, o humor e a consistência. E o que é a consistência?  É a aparência corresponder à essência e à idade. É ser-se verdadeiro no que se enverga e na atitude com que se pisa o chão.  É não se recorrer a patéticas fórmulas de rejuvenescimento que não enganam ninguém e que apenas servem para fazer cair no ridículo quem as usa.
   Queridos homens: o vosso envelhecer é muito mais simpático que o nosso; muito mais sensual e benevolente, por isso não se deixem levar por tintas ou penteados supersónicos para disfarçar as carecas.  O cabelo está a ficar branco? Enverguem-no com a sabedoria que isso, sem dúvida, vos trouxe.  Estão a ficar carecas? Rapem o resto. Se são belos não é isso que vos vai tornar feios e, se não são, é porque o vosso encanto sempre esteve escondido noutros atributos e não se precisam de preocupar com essas ninharias.
Ana Amorim Dias