(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

20.6.12

Uma questão de focagem



    Vinha eu mesmo agora, muito tranquila, a guiar e a ouvir Jamiroquai ( as crianças andam demasiado cansadas para armar confusão logo pela fresquinha) quando reparei que ando há três dias para lavar o carro.   O pinheiro que tenho  à minha porta dá uma sombra cerrada, mas também me sarapinta o carro todo, fazendo-o ficar com uma espécie de varicela automobilistica.
   E então, enquanto o Jamiro cantava, lembrei-me que há pessoas que não conseguem guiar assim, com o vidro tão encardido ( é que a água do depósito também se me acabou…).  Eu consigo! Não sou “picuinhas”. É tudo uma questão de focagem: basta abstrairmo-nos da porcaria e vermos a bela paisagem que o sol radioso ilumina.
   Já sabem a frase seguinte, não é verdade? Então digam lá em coro comigo: NA VIDA É A MESMA COISA. Ah pois é! A vida é como um carro que guiamos, por vezes com o vidro sujo. Temos uma de duas hipótes: ou nos focamos na porcaria e não aproveitamos a paisagem; ou focamos a beleza que nos rodeia e esquecemos as insignificantes manchas até termos oportunidade de as lavar!  É isso: viver bem depende mesmo da forma como  vemos a vida e  nos focamos no que realmente importa.
   Por agora vou indo. Tenho muito que fazer e ainda quero lavar o carro.
Ana Amorim Dias