(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

Isto vai dar crónica…

   Quem convive comigo numa base mais ou menos regular já se habituou a ouvir-me dizer: “Isto vai dar crónica!”.   Sejam acontecimentos da vida, observações engraçadas, opiniões ou simples constatações de facto,  volta e meia lá estou eu, toda empolgada, a “pegar” em qualquer coisa e a anotá-la no terceiro neurónio à esquerda, ansiosa pelo momento em que vou poder desenvolver a minha humilde visão da coisa…
  E é engraçado como cada pessoa dá um contributo diferente e valioso a esta minha mania. Ontem foi a vez de uma amiga de há muitos anos ( que falou, falou e falou..) se sair com esta: “Estou farta de pensar no meu bem! Estou sempre a acabar o presente na ânsia de chegar ao futuro!”
  As luzinhas vermelhas de alerta de crónica começaram todas a brilhar e rodopiar; as sirenes interiores começaram a apitar insistentemente e tive que as desligar com a memorização de tão ricas palavras.  Que manancial!! 
  Disse à minha amiga que não ia deixar escapar aquelas palavras, ao que ela respondeu: “Olha, querida, que o meu desabafo ao menos sirva para isso!”
  Então vamos lá por partes: “ Estou farta de pensar no meu bem…”   Isto leva-me a crer que há algo que acontece com muita gente:  penhoramos o que realmente nos apetece fazer por pensarmos que é mau para nós, que é perigoso, contraproducente ou simplesmente infrutífero…  Acho que há tantos exemplos de casos destes na vida de todos que não me vou atrever a enumerar nem um!    Mas pensem lá comigo…  quantas vezes já fizemos o que não queriamos e deixamos de fazer o que nos apetecia  por querermos o melhor para nós?   E será que esses  “sins” e “nãos” não sentidos foram realmente de encontro ao nosso bem?    Quanto a vocês não sei, mas eu vou passar a estar mais atenta!
  Por outro lado, quantas  vezes já “matamos” o presente por querermos um certo futuro?  Quantas vezes é que já deixamos de viver algo “agora” em prol do “depois”?   E digo-vos sinceramente… isto só me faz lembrar uma frase que há muito tempo ouvi (ou li, não sei) : “ o passado são memórias, o futuro é ilusão… só o presente é real… daí ter esse nome, é um presente!!!”
   Portanto embrulhem-no, desembrulhem-no e maravilhem-se!!
Um bom dia “presente” para todos!
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário