(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

28.12.11

Aos primeiros acordes


    Sempre que oiço uma música pela primeira vez percebo, logo nos acordes iniciais, se gosto ou não gosto. Há as que ponho imediatamente de parte, há as que merecem que as oiça novamente, e depois há aquelas que me prendem e apaixonam e que insisto em ouvir até à exaustão.
   Aconteceu-me hoje, no carro. Passou uma música que me arrebatou aos primeiros segundos e me deixou a pensar. Será que com as pessoas que conhecemos a regra é a mesma? Haverá as que pomos imediatamente de parte, as que merecem que as conheçamos melhor e as outras,   aquelas nas quais reconhecemos, no primeiro instante, uma profunda e surpreendente empatia?  E será que as que pomos de parte não se revelariam, afinal, uma surpresa? Ou que aquelas com quem nos sentimos logo ligados  são uma fraude?
  Não tenho a resposta. Apenas sei que, sobre  canções, botas ou roupa, sou rápida a perceber se gosto ou não. Quanto às pessoas,  à partida gosto de todas… mas nunca me aconteceu arrebatar-me, no primeiro instante, como me aconteceu hoje com a tal música.
Ana Dias