(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

A necessidade aguça o engenho…

Esta frase fascina-me… E nem sei bem porquê. Talvez nunca tenha pensado nos motivos que me levam a repeti-la tantas vezes e nas razões do conforto que sinto ao pronunciá-la…
Se pensarmos um pouco, constatamos que os grandes avanços técnicos e científicos se deram por necessidade. Os exemplos são inúmeros, e dos mais variados contornos. Tendo havido, inclusivamente, coisas boas a ser inventadas devido a más necessidades e vice versa….
Tudo isto se prende com uma  palavra inglesa: “resourceful”, cuja tradução mais correcta e aproximada talvez seja: ”alguém com  inteligência e capacidade de “desenrascanço” suficientes para se sair airosamente de situações imprevistas e complicadas”   ( nota: é por isso que adoro a lingua inglesa).  Ser “resourceful” é ter o engenho apto a ser aguçado por qualquer necessidade; é ter  a capacidade de fazer tudo, não em cima do joelho, mas em cima do acontecimento, actuando de forma eficiente e produtiva.
Gosto de me ver como “ resourceful” e acho importante transmitir isso aos meus filhos: mais que independentes, quero que um dia sejam capazes de aguçar o engenho para conseguirem os seus objectivos, seja por necessidade ou vontade…
E gosto de pensar que a minha “resourcefulness” envolve não apenas a vida prática, mas a emocional também… Afinal que necessidade é mais importante do que a de estarmos bem com nós mesmos??
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário