(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

Não é por muito madrugar que amanhece mais cedo!

   A minha mãe sempre me disse que a avó Mariana ( a mãe dela, que nunca conheci ) costumava usar muito este provérbio: “ Não é por muito madrugar que amanhece mais cedo.”
   Como todos os provérbios, se formos um pouco mais além do taxativo sentido das palavras, encontramos uma frase de extrema sabedoria… Realmente por mais cedo que acordemos não é por isso que o sol desponta no horizonte antes do momento da aurora!  Mas, por outro lado, também não é por queremos certas coisas em determinados momentos que elas surgem nas nossas vidas antes do momento em que têm que surgir!
  E surgem-me na mente outras  frases feitas: “ Há que dar tempo ao tempo”; “Saber esperar é uma virtude” ou “ Quem espera, desespera!”…   
  Há coisas pelas quais esperamos a vida toda e nunca chegam a acontecer; há outras, inesperadas, que acontecem sem que as controlemos; e outras, ainda, que tentamos concretizar a qualquer custo mas parecem vaticinadas à não ocorrência…  Mas o importante, mesmo, é acreditar que a aurora chega sempre, mesmo que o sol não se veja ( encoberto por escuras nuvens) ele está lá! Estará sempre!
  Por isso esta frase,  de que a minha avó tanto gostava, é uma presença constante na minha vida e nas minhas crenças:  porque mesmo quando eu “acordo”, ansiosa pela aurora, tento perceber que ela vai chegar… mas só na sua hora!
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário