(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

6.10.11

Façam a mala!



   Deixo os putos na escola e vejo um um grande “carrão” a parar à minha frente. Comparo-o com os meus e penso: “ Um dia vais oferecer a ti mesma  o carro que te apetecer…” – Mas mudo logo o registo do pensamento… - “ Óh minha burra… E será que eras mais feliz ao volante de um daqueles do que aos comandos dos dois que tens à disposição??”
  Duvido! E enquanto duvido lembro-me de fazer um  pequeno balanço à vida. O meu pai dizia sempre que um homem pode partir desta vida depois de ter feito uma casa, tido um filho, plantado uma árvore e escrito um livro… Eu acho que uma pessoa pode partir a qualquer momento… mas que parte muito melhor se tiver realmente vivido; se tiver seguido sonhos e feito os outros sonhar; se tiver sido amado e feito os outros amar; se não guardar ressentimentos nem tiver quaisquer remorços! 
   E, nos restantes minutos que me separam do computador e da meia de leite, tenho ainda tempo para mais dois exercícios mentais ( ou seriam espirituais?).  Percorro a minha história e tudo o que já disse, fiz, construí, destruí, desejei, consegui, perdi, agarrei, gerei…. e sorrio. Na verdade um sorriso grandioso abre-se-me no rosto!  Porque, por mais que ainda me faltem fazer milhões de coisas nesta vida, sei que se ela acabasse hoje mesmo, nada tinha ficado por dizer, fazer ou desfazer.  Talvez não saiba ainda viver cada dia como se fosse o último, mas o estado de amor, perdão e ausência de remorço em que aprendi a viver, indica-me que “estou de malas feitas” para toda e qualquer viagem!!
  Enquanto termino, permitam-me que vos sugira  uma pequena reflexão para que vejam o que têm nas vossas bagagens…. Têm coisas por dizer? Coisas por fazer? Pazes e desculpas por pedir?  Façam, simplesmente, a mala…. Tentem viver sempre preparados para qualquer viagem…
Ana Dias