(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

Alguidar de Barro

   Hoje, depois do jantar, recebi um convite  para fazer uns folares… Eu, que já sou a raínha do amassar de pão cá da quinta, não me fiz rogada: afinal de contas há que aprender a fazer um pouco de tudo nesta vida e, com a crise que por aí abunda, talvez já não tarde muito a começar a criar a minha própria hortinha…
   Enquanto ia misturando com as mãos os vários ingredientes ( dos quais o fermento caseiro ainda me suscita muitas dúvidas, mas com o tempo também tal sapiência me há-de chegar….) ia pensando  como é que a citadina convicta que em tempos fui deu lugar à campestre e bucólica Ana que agora em mim habita. Enquanto os dedos labutavam, lambuzados de ovos, farinha e canela, a mente divagava sobre os antigos tempos em que o que se queria se fazia, pois não havia onde ir comprar… Mergulhada naquele estranho e relaxante prazer, percebi que há muito que ainda quero aprender, não só para meu próprio enriquecimento, mas sobretudo porque talvez um dia os meus netos (ou netas) compreendam o verdadeiro valor do pão e dos folares que  lhes hei-de fazer no forno a lenha que tanto descanso tem tido… talvez lhes notem a diferença no sabor e guardem para sempre na memória estes inimitáveis odores….
Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário