(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

27.9.11

Clarividência

   As definições de clarividência são muitas, por exemplo: “ fenómeno parapsicológico que permite a percepção visual de objectos por meios paranormais” ou “visão clara e penetrante das coisas”.
  Mas como defendo que podemos dar um diferente uso a certas palavras, gosto de pensar em clariviência como a capacidade de ver as coisas de forma clara e evidente…. Perdoem-me os puritanos da língua, mas as palavras devem e podem, ser expandidas. Os dialetos e linguas não nasceram acabados nem se fizeram estanques. São como seres vivos em constante mutação.
Não é minha pretensão que esta pobre palavra ganhe um novo sentido, longe de mim tal ideia, mas parece-me muito mais adequada esta abordagem… Porque esta palavra pode significar tantas coisas, desvendar tantos mistérios….
  … Quando no calor de uma batalha que pensamos não ter fim, conseguimos sorrir, de coração quente, e lembrar-nos dos motivos que que nos levam a lutar, não será clarividência?
…. Quando o sorriso de um desconhecido nos faz perceber que talvez arriscasse a vida por nós, não será clarividência?
…. Quando a raiva nos consome e faz tremer de impotência, mas conseguimos antecipar, no fundo da nossa alma, a chegada do perdão, isso não será clarividência?
…. Quando o sabor do chocolate a derreter-se na boca nos lembra do bom que é viver, isso não será clarividência?
  Ver as coisas de forma clara e evidente; ver as coisas de com  os olhos da simplicidade, mas também, quem sabe, com alguma capacidade paranormal, própria de  seres que encerram em si poderes superiores ainda por descobrir…
Limitados dicionários….
  Ana Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário