(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

21.1.12

Tu Buenos Aires querida…


  Enquanto sobrevoo o Uruguai não conconsigo evitar que uma lágrima caia, com vida própria, enquanto a voz dele me soa como se a estivesse realmente a ouvir.
- Ai, Buenos Aires, querida… É maravilhosa. Talvez seja das cidades de que, até hoje, mais gostei. – Disse-me ele há uns tempos.  – Quando puderes ir, não percas! –
  Não sei se o meu pai tinha ou não, planos de regressar à sua Buenos Aires querida, mas vou honrar a sua memória ao percorrer a sós, nos próximos dias, caminhos já por ele percorridos.
  E é numa esplanada cercana ao Obelisco  que escrevinho estas palavras em papel, para daqui a pouco as partilhar convosco. Escrevo a deliciar-me com a atmosfera da mais europeia cidade da América do Sul. Entre sons de tango e de animadas gentes, a respirar o Verão de 2012 ( que já aqui chegou ) oiço-lhe de novo a voz e vejo-lhe de novo o rosto…
- Cá estou, pai…. En tu Buenos Aires querida… Não voltaste em pessoa, mas regressas em legado, genes e memória.
Tua, Ana.
  Pode ser só impressão minha, mas gosto de acreditar que ele “leu” isto enquanto eu escrevia, pois ao vir publicar mais esta crónica,  vejo um espetáculo do meu adorado Diego Torres, numa sala de espetáculos a vinte metros do Hotel…
- Queres mesmo que eu me divirta, não é pápi? -
Ana Dias