(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

17.10.11

Maldito sono

    
 Quantas vezes é que já perdeste horas de sono com um bom filme ou uma interessante conversa?  Quantas vezes já acordaste rabujento e a dever horas à almofada pela simples leitura de um livro que te prendeu ou por causa da vaga sensação de que estar acordado é melhor?
   Há tempos alguém me disse que o maior prazer da sua vida ( em absoluto!!) é … dormir.  Olhei para a pessoa em questão com a mesma cara que teria posto caso um estranho alienígena com ar de cruzamento entre um sapo e uma libelinha me tivesse dito que estava apaixonado por mim e me queria levar para o seu planeta…  Caneco! Haverá mesmo quem prefira dormir a estar acordado?  Lamento imenso as pessoas que têm de dormir oito horas para conseguirem funcionar bem porque eu, se pudesse escolher, limitava as cinco ou seis que me bastam , a um mínimo de uma ou duas… e mesmo assim já era desperdício!
   Se assim fosse aumentava a vida em cerca de mais vinte por cento de tempo útil! Não que não seja extremamente proveitoso descansar o corpo e a alma… e sonhar a dormir, mas se pudesse escolher, e apenas duas horas me renovassem por completo, sei bem o que escolheria!! 
  A verdade é que a noite é um momento tão mágico e criativo que fico irritada com os filmes que perco, as conversas que não tenho e os livros a que , por mais que tente resistir, o sono me rouba!  Acho injusto que, lá pela uma ou duas da manhã, no exacto limbo do tempo em que as ideia me chegam mais surpreendentes e cristalinas, o maldito sono me leve, refém das suas inebriantes garras às quais não consigo, ainda, resitir.
   Mas  a verdade é  que o sono que me leva é tão profundo que raramente me lembro dos sonhos… Talvez seja por isso que prefiro sonhar acordada: porque os sonhos conscientes, embora revelem menos sobre os nossos intrínsecos dilemas, tomam o rumo que lhes ordenamos e levam-nos diretamente aos nossos paraísos.
    Seja para estar acordada no presente, voar nas asas de memórias do passado ou galopar no dorso de sonhos futuros, prefiro estar acordada! E,  bem feitas as contas, isso deixa-me extremamente feliz, porque por mais que  às vezes reclame com a vida, estou inteiramente à sua disposição!
  E tu?...
  Ana Dias