(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

18.6.14

O valor dos dias


O valor dos dias

Estavam prometidos. Uns dias inteiramente dedicados a tudo o que ele quisesse fazer. Dei-lhe as opções e deixei-o escolher. Ok, talvez o tenha condicionado um pouco, mas os progenitores devem ser provedores tanto de "sins" como de "nãos".
- Podemos ir de avião?
- Claro.
Fui ver os preços para os dias que tínhamos só para os dois.
- João, de avião fica muito mais caro. Pode ser de combóio, em primeira classe? Olha que o combóio até tem um bar, para irmos beber um refresco.
- A primeira é a melhor?
- Obviamente.
- E hotel? Pode ser de cinco estrelas, mãe?
- Quatro e não se fala mais nisso.

Acabámos por vir para casa de uma das muitas tias/amigas-da-mamã que os meus filhos têm. E ontem, enquanto entre gargalhadas cozinhavamos a lasanha para o jantar, pensei que se está muito melhor em casa de velhos amigos do que nos melhores hotéis do mundo.
- ... Sabes, Ângela? Uma das maiores riquezas que coleciono são as pequenas histórias, os temas para crónicas, os momentos especiais...
- Logo, eu faço de ti uma pessoa muito mais rica!
Concordei sem restrições. Olhei para o João enquanto rebolava na brincadeira com o Kiko (um dos cães) e voltei umas horas atrás no tempo:

- Mãe...tenho medo de elevadores...- comentou quando fomos a casa da minha mãe antes de rumar para Lisboa.
- Mas tu és tonto ou quê? Como vai ser quando formos a Nova York e subirmos ao topo do Empire State Building, páh?
- Mas eu distraio-me a olhar para o espelho e, quando vou para sair, eles "mordem", e dói!!
Ao ver-me a rir perguntou se ia dar crónica e comentou que quer muitas, sempre, para que a sua história não se perca.
- Vamos ganhar a todos com as nossas histórias, não vamos mami?

Não pretendo ganhar a ninguém. Não preciso. Basta-me ir vivendo a toda a hora, na companhia de tanta gente linda, momentos felizes e geniais no seu esplendor de simplicidade. Basta-me saber, a cada anoitecer, que o dia que terminou valeu mesmo a pena viver.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário