(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

18.6.14

Levado à letra

Levado à letra

Eu ia ter com ela a Lisboa no dia seguinte e estavamos a trocar mensagens para combinar tudo. Quando me perguntou quais eram os meus planos para esses dias, eu, que estava a trabalhar na Quinta, respondi-lhe: "Estou só a acabar um casamento, já falamos!"

No dia seguinte, ao ver-me, comentou a rir:
- Tens que ter mais cuidado! A frase que escreveste ficou um bocado estranha...
Dei cordinha à memória e lembrei-me.
- Credo, Isabel!! Tens razão, parece outra coisa!
Estar a terminar a prestação de um serviço de Copo D'água, dito daquela maneira, deixava mesmo espaço aberto a outras interpretações.

Ontem, em conversa, ouvi-me a discursar sobre o matrimónio:
"O casamento é o derradeiro dos desafios humanos: ou se fina em divórcio ou falece no marasmo e no desamor. Mas há casos (sim, há mesmo) em que dois seres descobrem a fórmula para viver o e do amor, sem se anularem nem caírem na monotonia dos dias sempre iguais."
O Homem enfrenta muitos desafios, mas realmente o casamento funcional, vitalício e sentido, é uma das maiores provas. Podia continuar a discursar, por páginas e páginas, com dicas que considero importantes na conquista de um casamento feliz (sim, porque é uma conquista diária) mas limitar-me-ei a opinar resumidamente.

Espaço: o espaço vital alheio é o altar da comunhão entre dois seres.
Respeito: não tentar mudar o outro é a maior prova de que se ama de facto quem partilha a vida connosco.
Surpresa: ou somos eternamente surpreendentes e nos contruímos pela vida fora, ou deixamos de ter forma de nos presentear ao outro de sedutoras maneiras.
Resistência: por pura preguiça e orgulho, muitos desistem do fabuloso mar de um relacionamento potencialmente feliz ao aparecimento das primeiras ligeiras ondas. Os casamentos felizes não se vivem sempre em mar calmo, nascem da sobrevivência às mais mortíferas tempestades.
Amor: sem amor por nós mesmos não existe amor ao outro.

Sim. Afinal é assim tão simples!! É o casamento levado à letra.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário