(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

18.6.14

Imagens de sonho

Imagens de sonho

Chamei-lhe a atenção para um dos muitos quadros pendurados naquela parede. Uma pintura. Uma paisagem. Luminosa e de tons suaves. Apaziguante.
- Olha bem. Este quadro é o teu futuro e o teu passado. Esta imagem é o teu presente.
No instante em que acabei de o dizer, percebi que o escreveria. E depois acordei.

Tinha, desde há muito, a convicção de que também escrevo a dormir. Hoje tive a certeza. Mas porque é que eu lhe disse aquilo? Porque é que lhe disse para ver aquela pintura como sendo o seu futuro, passado e presente? O que nos ensinam os sonhos? O que quer o nosso inconsciente ensinar-nos?

Cheguei a casa e fabriquei a imagem que acompanha esta crónica. Aprecio imagens coloridas, propensas a várias interpretações. Gosto de criar quadros visuais, tanto em imagens como com palavras. E encanta-me conseguir vê-los, antes da criação estar completa, e saber precisamente o que dali vai sair. Talvez vejamos as coisas com os olhos da alma e dos sentimentos. Talvez as pessoas felizes consigam ver muito melhor as qualidades e a beleza do que os defeitos e a fealdade. Talvez a imaginação fervilhante nos permita ver muito mais do que a realidade revela...

Posso decidir concluir que a paisagem tranquila do sonho desta noite talvez seja o meu futuro e o meu passado. Quem sabe? O que me deixa pouca margem para dúvidas é que a maneira como vemos tudo aquilo que olhamos é um reflexo do nosso presente... e da forma como o escolhemos viver.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário