(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

18.6.14

Bermudas

Bermudas

Assim que me sentei e olhei para a capa da revista de moda que estava sobre a mesa do café, lembrei-me das bermudas, aqueles odiosos calções acima do joelho que, há muitos anos, dominaram uma moda primaveril...
Um arrepio de asco percorreu todas as fundações do meu sentido de estética ao observar melhor o modelito daquela edição "fashion". Praguejei baixinho. "Mas quem é que veste estes três padrões conjugados? Pior: que maquiavélica mente é que se responsabiliza por uma capa destas numa revista de moda? Só podem estar a gozar!!"

Gostos não se discutem. Aceito. Mas também não se impõem. Nem se devem acatar com patéticas devoções. Parece-me óbvio que quem segue cegamente as modas, só porque "se usa", sem tentar perceber se o resultado final é algo esteticamente coerente e que combine com a personalidade de cada um, tem graves falhas no caráter. No estético, pelo menos. Não me entra no sistema que se gastem exorbitâncias em pedaços de tecido só porque têm uma certa assinatura ou uma determinada etiqueta. Por mais que me esforce, não entendo. Faz-me confusão ver toda a gente de igual devido a formatações de marketing. Choca-me que as pessoas não saibam ler a informação do seu estilo pessoal, preferindo "ler" revistas de moda pejadas de corpos pouco comuns tapados com peças de vestuário cujo valor daria para alimentar uma família numerosa durante um mês inteiro. Provavelmente nasci trazendo incorporado em mim um dispositivo de contestação às escolhas das massas por adesão, sem respeito às suas subtilezas individuais. Posso até estar errada, mas parece-me mais incompreensível esta escravatura "fashion" do que o próprio mistério do triângulo das Bermudas. É por isso que me mantenho fiel ao estilo simples e despretensioso que combina bem comigo, sem me perder em ditaduras estéreis de valor. É por isso que, se algum dia me virem passar com três padrões deste tipo, podem ter a certeza que estamos no Carnaval.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário