(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

18.6.14

Eficiência


Eficiência

Há uns tempos estava a colocar os atoalhados em vinte e tal mesas e dei por mim a cronometrar o tempo que levava em cada uma delas, lutando por fazê-lo cada vez melhor e mais depressa. Apercebi-me que esta tendência é, a par do prazer, algo que preconizo constantemente em tudo aquilo que faço. E isso deixou-me a pensar...

Acredito que, o que quer que seja que estejamos a fazer, podemos sempre aumentar a nossa eficiência. Pode ser um bolo, uma viagem de carro, ou a preparação de um dossier de trabalho; podem ser as compras do supermercado, fazer a cama ou mudar um pneu. Acredito que a eficiência é uma conquista do uso convicto da razão prática. Pensando um pouco chega-se lá. E querendo, claro. Não é preciso ser-se mágico nem vidente, basta termos a capacidade de prever o que irá fazer falta em seguida, ajustando as nossas ações na busca simultânea do menor esforço e de maiores e melhores resultados.
Acredito nisto porque sei; porque sou uma "fazedora" compulsiva que adora materializar pensamentos e planos. Como, por motivos laborais e traços de caráter, tenho o hábito de fazer tudo em grande e em faustosas quantidades, a eficiência é um imperativo que tenho sempre em mente. Mas desengane-se quem pense que ela só faz falta naquilo que se faz em grandes quantidades: tão importante é a eficiência ao fazer um jarro de sangria como ao fazer um balde de cem litros.
A eficiência dá gozo: ao pensar como atingi-la, ao colocá-la a uso, ao ver os resultados e ao deixar os outros espantados com as nossas capacidades. É um pouco como comparar aqueles cantores que vemos cantar a puxar pelas cordas do umbigo e aqueles outros de quem a voz sai, poderosa, sem que lhes denotemos qualquer esforço. Há eficiências naturais e eficiências conquistadas. Admiro ambas. Porque, o que quer que seja que eu esteja a fazer, é a eficiência que me permite conseguir tudo com melhores resultados e menor esforço, deixando-me de presente pequenas janelas de tempo que eficientemente aproveito para me lançar no fabuloso mar... que sempre me energiza para as conquistas seguintes.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário