(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

18.6.14

Educação virtual

Educação virtual

Em frente à "página em branco", estou neste momento a pedir-me para definir, em poucas palavras, a boa educação. Entendo que vou ter que pensar um pouco. Pausa...

Boa educação é um conjunto de condutas não obrigatórias e de incumprimento não punível por lei, que conjuga um determinado contexto histórico, cultural e geográfico com a sensibilidade e aptidão (universais) de cada um perante o respeito pelo outro.
É difícil definir a boa educação. Impossível até. O que não é impossível é estarmos abertos a interiorizar, reajustar e aplicar as condutas de boa educação aos novos mundos que frequentamos. Ora se tantos milhões de pessoas se começaram a relacionar virtualmente, é mais que legítimo que as boas condutas relacionais se transponham para este plano e se apliquem com a mesma exigência.
Entendo que as nossas páginas, nas redes sociais, são a sala de estar onde recebemos os amigos, convivemos e debatemos os temas que nos despertam interesse. Quando escolhemos entrar neste mundo virtual devemos fazê-lo com a plena consciência dos prós e dos contras, tendo o cuidado de circular por ele com o mesmo respeito ao outro que nos é eticamente exigível nos relacionamentos sociais reais. E, sobretudo, com a consciência de que tudo fica registado e é, em maior ou menor grau, público.
Sem temer o risco de parecer, hoje, um pouco moralista, reitero a opinião de que, lá por estarmos "encapotados" por trás de computadores e iPads e telefones, não devemos descurar nem a sobriedade nem o respeito ao próximo. É por isso que vou, após postar esta crónica, apagar as nove publicações que alguém publicou na minha sala de estar: porque não é de mau tom rejeitar que um desconhecido venha alterar a decoração da nossa casa.

Ana Amorim Dias




Enviado do Writer


Enviada do meu iPad

Sem comentários:

Enviar um comentário