(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

30.7.14

Teorias de predadores

Teorias de predadores

Falámos até às tantas da manhã. De tudo um pouco. Fizemos balanços de conquistas; comparámos quem somos a quem já fomos; e rimo-nos ao tentar imaginar as nossas caras de espanto, há vinte anos, se tivéssemos conseguido visualizar as nossas atuais vidas.
- Tu és um jaguar!- disse-me ela.
- Ah sim? Então porquê?
- As pessoas que nascem para conquistar o que querem são predadoras. É o que somos as duas: predadoras. Mas eu, por exemplo, caço como os crocodilos: apanho a presa, levo-a ao fundo, abano, arrasto, massacro, até conseguir o que quero. Tu não. Tu és um jaguar. Fixas o alvo, focas-te bem e atacas sem rodeios nem grandes estratégias porque sabes que vais aniquilar sem esforço.
- Caramba! Grande teoria.- comentei, a pensar se aquilo não seria resultado do grande copo de Gin.
- É mesmo assim! Também há os predadores que caçam como as águias. Pairam, perseguem, cansam e confundem a presa até chegar o momento certo para o voo picado. Mas tu és um jaguar!
Não a contrariei. Não por ela ser uma predadora feroz, pois a mim não me assusta. Silenciei objeções porque, independentemente do modelo de predador adotado, sabe bem saber que estamos sempre prontos a atacar os nossos objetivos.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário