(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

30.7.14

Segui viagem

Segui viagem

Assuntos a tratar em muito locais diferentes, fizeram-me andar o dia quase todo na estrada. Obras. Confusão. Rotundas mal respeitadas. Cedências de passagem não agradecidas. Mas não me queixo. Pelo contrário: não conheço melhor lugar para entrelaçar as tramas de enredos, filosofias e histórias, do que as estradas que percorro...

Cedi, de uma só vez, passagem a sete condutores engarrafados. Nem um me agradeceu. Percebi que quem gosta de restabelecer a boa ordem do universo não se move a agradecimentos. Segui viagem.

Obras no Algarve em pleno Verão. Por todos os lados. Como uma praga, daquelas que no Inverno jamais ocorrem. Recordei as palavras sábias de um amigo: "Não faz sentido andar a arrumar a casa quando as visitas já chegaram, isso deve ser feito antes!" Percebi que jamais entenderei esta tendência absurda. Segui viagem.

Levei o carro mais potente para, na confusão da 125, poder ultrapassar com maior rapidez e segurança. Ao fim de umas quantas ultrapassagens, percebi que haveria sempre algum um outro "caracol" a estorvar a vida aos demais. Ia para me irritar mas pensei: "Quero lá saber! Não é por me imporem um ritmo mais lento que me vão tirar o prazer de fazer o meu caminho!" E segui viagem.

Devo ter visto mais de uma centena de pessoas a circundar rotundas inteiras por fora, sem saberem (ou quererem) cumprir com as regras e a lógica. Continuei a fazê-las bem, como deve ser. "Pode ser que alguns prestem atenção e aprendam." Encolhi os ombros ao pensá-lo. E segui viagem.

Segui viagem com música. Com paz. Segui viagem a pensar e a divertir-me com os pensamentos. Segui viagem feliz.

E no fim, ao chegar, acreditando estar já cansada, vim deitar-me um pouco antes de ir trabalhar. Só depois é que me ocorreu que se calhar sou como um dínamo: o constante movimento, em vez de me cansar, energiza-me!

Agora talvez adormeça um pouco. Ou talvez me canse de descansar e me faça de novo ao caminho. Mas uma coisa é certa: qualquer que seja a opção... aí vou eu, de viagem!

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário