(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

30.7.14

Livros "Euróticos"

Livros "Euróticos"

Mesmo antes de saírmos da concentração, já bem tarde, fui interpelada por uma senhora que fez questão de orientar o rumo temático da minha criação literária.
- Você tem que escrever é livros que toda a gente queira ler, sabe? Já leu as "cinquenta sombras de Grey"?
Expliquei-lhe delicadamente que tenho pouco tempo para ler e que apenas me permito dar atenção aos grandes autores, os únicos capazes de me melhorar o estilo e a forma.
- Olhe, mas nós, as mulheres normais, gostamos da fantasia e de fugir à rotina com livros assim! É claro que ninguém consegue fazer tanto sexo como a senhora do livro faz, mas lá que aquilo nos distrai, distrai!
- Vou pensar nisso, em criar uma super heroína do sexo, também.- decidi fazê-la feliz por uns instantes.
- Sim, sim, faça isso. Toda gente quer ler é livros "euróticos", são os melhores!

Depois de controlar firmemente as gargalhadas que queriam soltar-se, e de me despedir da solícita senhora, fiquei a pensar no que haveria a dizer sobre o erotismo na Europa. Paralelamente, abordar, por exemplo, a forma como a Alemanha se monta sobre Portugal não me pareceu muito apelativo.
Meditando um pouco mais seriamente sobre a questão, percebi porque é que nunca me deu para o "eurotismo" literário: a minha escrita tem sempre tanto de mim em si que todos assumiriam que as cambalhotas descritas seriam as minhas. No entanto, vendo bem as coisas, que importa que confundam erotismo com "eu-rotismo"? Pensarei no assunto e quem sabe um dia escreva também um romance "eurótico".

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário