(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

5.5.14

O prazer maior

O prazer maior

Ontem, ao fim da tarde, estive a apresentar o meu trabalho numa biblioteca em Huelva. Adoro estes momentos em que me escutam com atenção enquanto falo do supremo prazer de criar com palavras. Aprendo sempre alguma coisa. Ou melhor, compreendo mais claramente algo que já sei. Quando falamos alto, com a voz e com os olhos, há uma espontaneidade ainda mais convicta e a verdade do ser vem à tona com palavras menos medidas mas ainda mais poderosas.
- O que é que mais gosta de transmitir a quem lê o que escreve?
- A vontade de repetir! A vontade de querer mais... Enquanto consumidora de arte, em qualquer das suas formas, sinto que algo me marca quando me fico a lembrar muito tempo daquilo que "consumi". Seja uma pintura, um espetáculo, um livro ou um filme, sei que o emissor cumpriu bem o seu papel quando a obra fica impregnada em mim e me continuo a lembrar dela por muito tempo. Um dos mais saborosos prazeres é perceber que estou a inspirar e a emocionar quem me lê. Mas, por mais poderoso que ele seja, nunca se aproxima sequer do maior prazer de todos: criar através da escrita.
Acho que quem me ouviu ficou muito bem esclarecido. E se ser escritor não é isto, então não sei o que seja.

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário