(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

5.5.14

Fala!

- Fala!
- Atirei o pau ao gato, mas o gato não morreu... Espera lá esta já não é politicamente correta...
Estavamos as duas sozinhas em casa do Eric e, enquanto eu preparava as perguntas para a entrevista, a Isabel verificava os equipamentos de som.
- Credo, Ana! - exclamou ao ouvir o teste - Desculpa ter usado um tom tão autoritário. Que horror: "fala!"
Fiz beicinho e usei muita ironia ao responder que estou habituada a maus tratos. Houve mais situações em que recebi ordens algo secas e me socorri de uma infantilidade mimada dizendo que ia fazer queixas à minha mãe. E, claro, punha todos a rir.

Tivemos uma tarde livre para passear em Marselha e Aix en Provence. Após caminhar com eles alguns minutos, e depois de ter tirado o costumeiro número de selfies, reparei na inércia dos dois.
- Então, ó seus fotógrafos da treta! Não vão dar ao dedo?!?
Os clicks começaram de imediato, cada um deles a usar os seus fantásticos dotes em todas as direções. E eu fiquei tão deliciada a vê-los em plena ação lúdica quanto me encanta vê-los em ação laboral.
Imaginei que, quando se passam os dias a trabalhar nisto, às vezes saiba bem ver tudo sem a câmera em frente aos olhos... Mas depois lembrei-me da fortuna que tem quem alia o trabalho à paixão. Há ofícios que nos acompanham sempre, em qualquer que seja a situação ou lugar. E então entreguei-me ao prazer simples de ver estes dois fotógrafos fantásticos a darem largas à sua arte enquanto eu me deliciava com o que ia mentalmente escrevendo.
Obrigada Eric e Isabel por tudo o que me têm ensinado e inspirado. Mesmo com os vossos maus tratos, vale sempre a pena!

Ana Amorim Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário