(...) e a confiança cega
que tenho na minha verdade
não a detém quem me nega
as asas da liberdade ...

Ana Amorim Dias

9.10.14

Fertilidades

- Espera! Então não tiramos a selfie?
Olhei-o de lado, desconfiada. Teriam passado por ali alienígenas e trocado o Capitão por um sósia insuspeito?
- Pois é! A fotografia que tiramos sempre, no primeiro dia de aulas!- concordou o Tomás.
Saímos prontamente do carro. Todos menos o João, que ainda andava a recolher a mochila e a ajeitar o cabelo, ao mesmo tempo que saía de casa.

Dois. Três. Quatro disparos de iPhone e o Capitão sem reclamar nem revelar a impaciência com que sempre brinda estes momentos de captura. Estranho. Muito estranho.

A viagem até às escolas dos rapazes foi absolutamente festiva. O entusiasmo de uma nova manhã memorável foi brindado com gotas de chuva libertadoras do mais intenso e perfeito cheiro da terra.
Como num bom augúrio, imaginei que toda aquela alegria e odor a fertilidade se fundissem numa benção: a da fecundação das mentes com iluminação e cultura.

Quando, há pouco, os fui buscar, vi as suas expressões ainda felizes e recordei-lhes de novo que a preciosa oportunidade de ir à escola, que tantos milhões de meninos não têm, é um privilégio que deve ser celebrado com sede de aprender mais e mais. Quanto ao Capitão... Bem, o beijo apaixonado com que me recebeu, neste final de tarde, dissipou quaisquer dúvidas: pode ter solicitado a selfie mas nenhum alienígena o trocou por uma simples imitação.

Ana Amorim Dias
15/9/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário